CINEPÉDIA :: Para que serve a claquete?

0

Você já deve ter visto uma claquete nas cenas de bastidores de algum filme ou na prateleira de um cinéfilo. Mas elas não servem apenas para serem apreciadas ou como símbolo da sétima arte. Possuem um papel muito importante durante a produção de um filme.

Criada na década de 1920, por  F. W. Thring, chefe dos Estúdios Efftee em Melbourne, Austrália, é tradicionalmente uma placa de madeira com algumas informações escritas em giz ou marcador. Possui duas varas de madeira na parte superior que são colididas uma a outra no momento do início das filmagens (já explicamos o porque). As mais modernas, possuem LED e um timecode facilitando ainda mais seu uso.

Acontece que no cinema, som e imagem são captadas de forma separadas. Portanto, uma vez que os equipamentos de captação estejam preparados, o operador da claquete a posiciona em frente à câmera, lê as informações daquela cena em voz alta e em seguida bate as duas astes. Assim, o editor consegue sincronizar o material no momento da ediçao seguindo apenas o som.

Existem vários formatos e com informações diferentes. Entretanto, as mais comuns possuem os seguintes dados:

Produção: Onde se escreve o titulo do que esta sendo filmado.

Diretor: Onde se escreve o nome do diretor.

Estúdio:  Onde se escreve o nome da produtora.

Câmera ou rolo: Onde se indica o número da fita ou cartão que se está sendo utilizada na câmera e também qual a camera esta sendo utilizado em caso de mais de uma.

Cena: Onde é indicado o número da cena a ser gravado de acordo com o roteiro.

Plano: Onde se indica o número do plano a ser gravada, também de acordo com o roteiro.

Tomada: Uma mesma cena é gravada várias vezes. Assim, o diretor pode escolher a melhor no momento da edição de acordo com a numeração.

Com todas estas informações, no momento da edição o diretor pode passar ao responsável apenas aquela que mais gostou facilitando e muito o processo final.

Sabendo destas informações, você já pode utilizar a claquete para facilitar sua vida caso esteja pensando em se tornar um cineasta ou cuidar com um carinho maior deste item tão importante para uma produção em sua prateleira.

 

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.