Você esta na sala de cinema, louco para assistir aquele filme que você aguardou ansiosamente pela estréia. As luzes se apagam, sinal de que vai começar, mas antes você terá que assistir aos trailers dos lançamentos que estão por vir. Tem quem goste, porém tem aqueles que não vêem a hora de acabar.
Mas você já pensou quando foram criados os trailers de cinema?
Tudo aconteceu em 1913, nos Estados Unidos. Um resumo do filme The Adventures of Kathlyn foi exibido com a intenção de atrair espectadores para a estréia. Porém, esse trechinho era exibido no final do filme, depois dos créditos, e ninguém fica esperando para vê-los.
Em 1919 surgiu à distribuidora National Screen Services, que mais tarde se especializou no ramo de trailers. Foi ai então que as prévias passaram a ser exibidas antes do inicio do filme mostrando os primeiros minutos do longa anunciado.
Com o passar das décadas, os estúdios começaram a ver que a ideia estava dando e certo e começara a criar narrativas mais elaboradas, com apresentações de personagens, roteiros que procuravam instigar a curiosidade do publico.
Em 1968 surgiu a Kaleidoscope Films, uma das maiores produtoras especializadas na criação de trailers da história. Foi ela a responsável por eternizar a voz de Don LaFontaine, falecido em 2008, em mais de 5 mil trailers já narrados por ele. A empresa reinou por 30 anos.
Hoje em dia quem é responsável por produzir os trailer é a distribuidora que adquire o filme da produtora. Estima-se que o custo médio para produzir um trailer no Brasil é de 30 mil reais e em Hollywood pode chegar a mais de 800 mil reais.
Resumindo, o trailer tem grande importância para a indústria cinematográfica, afinal ele tem a função de despertar a vontade do público para assistir ao filme. Existem trailers que não mostram tanto o potencial de um filme e outros que consegue nos enganar muito bem. Gostando ou não gostando não existe ninguém que nunca se animou vendo um trailer ou que não fez sua lista de próximos filmes que necessita ver após assisti-los.