Nessa quarta-feira (6), a animação “A Bela Adormecida“, da Disney completa 60 anos de sua estreia no Brasil. Para comemorar essa data especial, separamos 11 curiosidades da princesa Aurora e do longa para você ficar ligado!
Confira:
Nos cinemas
A animação criada por Walt Disney, com nome “A Bela Adormecida”, foi exibida no dia 29 de janeiro de 1959 nos Estados Unidos, chegando ao Brasil no dia 6 de fevereiro do mesmo ano.
Quanto dinheiro!
Na época, foi a animação mais cara a ser produzida, custando cerca de 6 milhões de dólares.
Adeus, Walt!
Este filme foi o último a ser produzido pelo próprio Walt Disney. Ele faleceu anos depois, em 1966.
Inspiração musical
Toda a parte musical da animação foi inspirada no balé de Tchaikovsky, chamado “A Bela Adormecida”.
Grammy e Oscar
Inclusive, o filme foi indicado ao Grammy de 1959 por Melhor Álbum de Cinema/TV e ao Oscar de 1960 como “Melhor Trilha Sonora”.
Ícone Hepburn!
Aurora, a protagonista, foi inspirada na atriz Audrey Hepburn, que é, até hoje, considerado um ícone do cinema e da moda.
Aparência das fadas…
A intenção de Walt era fazer as três fadinhas parecerem senhoras que frequentavam o mercado local na época. E sua ideia era fazer as três iguaizinhas, mas não foi possível, já que os ilustradores não autorizaram essa ideia.
Aparição rápida!
O filme tem um total de 1 hora e 15 minutos, mas Aurora aparece apenas 18 minutos em cena.
Sete anos???
Apesar de ser um filme rápido, ele demorou cerca de 7 anos pra ficar pronto. Isso mesmo! A sua produção teve início em 1951 e só foi finalizado no fim de 1958. É o único desenho da Disney que levou tanto tempo pra ser terminado.
Conto maligno
Como é de conhecimento geral, os contos de fadas foram inspirados em histórias macabras escritas por antigos autores. Assim aconteceu com A Bela Adormecida! Sua primeira versão tem data de 1634, escrita por Giambattista Basile, a próxima versão foi escrita por Charles Perrault, em 1967, que adaptou o conto de Basile e deixou parecida com a história que conhecemos hoje.
A história original
Atenção: Já aviso que a história contada abaixo é bem bizarra, então se você não quer estragar o conto feliz da Disney, melhor não ler!
No atual, a bruxa Malévola amaldiçoa Aurora e ela dorme para sempre, podendo ser acordada apenas com um beijo de amor. Mas no original não é bem assim… Quando o príncipe a encontra desacordada, ele não a beija, e sim faz sexo com ela. Como foi amaldiçoada, ela não acorda e acaba engravidando nessa situação mesmo. Os gêmeos nascem e quando uma das crianças vai mamar, acaba confundindo o dedo da princesa com um mamilo, e chupa o veneno do dedo que foi espetado na roca. E é assim que Aurora acorda.
Muito macabro, né? Ainda bem que mudaram a história e deixaram mais leve.
VEJA MAIS
PO TOP :: 7 castelos dos filmes da Disney que foram baseados em reais