PO CURIOSIDADE :: 20 Curiosidades sobre O Rei Leão (1994) que (talvez) Você Não Saiba

0

No dia 08 de julho de 1994, chegava as telas de cinema de todo Brasil um dos maiores clássicos da Disney: O REI LEÃO.

A história de Mufasa, seu pequeno filho Simba e a traição de seu irmão, Scar, foi um dos maiores sucessos da época e próximo ao topo da lista de filmes mais vistos de todos os tempos durante anos.

Diversos produtos estão espalhados pelo mundo e suas musicas nunca são esquecidas.

Comemorando 20 anos do seu lançamento, o Parada Obrigatória traz 20 curiosidades sobre O Rei Leão que (talvez) você não saiba:

– O Rei Leão é o 32º longa de animação dos estúdios Disney e o primeiro desenvolvido a partir de um argumento original;

– Foram necessários três anos e mais de 800 artistas trabalhando para a conclusão do filme;

– Desde 1989, uma história com leões vinha sendo desenvolvida. Três anos depois, milhares de ideias e uma visita a África, nada ainda tinha surgido. Então, os diretores Roger Allers, Rob Minkoff,Gary Trousdale e Kirk Wise, o produtor Don Hahn e a supervisora Brenda Chapman se trancaram em uma sala, em 1992, e juntaram todas as ideias já encontradas. Dois dias depois, estava pronto o roteiro de O Rei Leão;

– No primeiro projeto, o longa se chamaria “King of the Jungle” (O Rei da Selva) e falaria sobre os leões africanos vivendo na selva. Até que os envolvidos no filme perceberam que leões não vivem na selva e alteraram para O Rei Leão;

– Parte da equipe de produção foi até a África em busca de inspiração e estudos sobre a vidas dos animais. Além disso…

– A equipe também levou leões de verdade para o estúdio de animação a fim de analisar seus movimentos e seu comportamento. A mesma ideia já tinha sido usada por Walt Disney quando estavam produzindo o filme “Bambi”. Alias…

 – “Bambi” serviu de inspiração para muitas cenas de O Rei Leão. Nascimento, morte e renovação foram alguns aspectos retirados do filme de 1942. O roteiro também possui grandes semelhanças com “Hamlet”, tragédia de William Shakespeare. Quando a escritora Irene Mecchi começou a trabalhar na produção, ela apelidou o filme como “Bambi na África encontra Hamlet” ou “Bamblet”.

– Quando entrou em produção, poucos acreditavam no sucesso de O Rei Leão. Os maiores nomes do estúdio estavam trabalhando em “Pocahontas”, que era a grande aposta, devido ter mais semelhanças com recentes sucessos da época (A Pequena Sereia e A Bela e a Fera). Don Hahn encontrou dificuldade em convencer os artistas que não viam algo bom no projeto.

– No Japão, a animação foi acusada de plagio por suas muitas semelhanças com o desenho japonês “Kimba, O Leão Branco.” Além do nome dos personagens serem muito próximos (Kimba e Simba), a versão do japonês, Osamu Tezuka, também conta com um tio malvado e um babuíno sábio. Até mesmo a heroica cena do rei no penhasco está lá. Mais de 1.100 fãs fizeram um protesto contra a Disney exigindo apenas o nome do criador de Kimba nos créditos. Porém, a viúva de Osamu pediu para que os protestos parassem dizendo já estar lisonjeada que a Disney tenha se inspirado nos desenhos de seu marido do mesmo modo que ele se inspirava nos desenhos da Disney.

– A Pedra do Rei não existe de verdade. Apesar de muitos acreditarem já terem visto, a pedra é baseada em diversas áreas diferentes da região.

– O sucesso do filme rendeu algumas histórias em quadrinhos em alguns países, como a Alemanha, a Espanha, e outros. Na maioria destas histórias, Mufasa ainda esta vivo.

– Os nomes dos personagens são baseados em palavras em Swahili: Simba quer dizer leão, guerreiro corajoso; Sarabi significa miragem; Shenzi é usado para especificar alguém selvagem, não-civilizado; Rafiki quer dizer alguém amigo e Pumbaa é alguém muito preguiçoso.

– Uma das cenas mais famosas do filme é a cena de abertura, embalada pela música “Circle of Life”, do compositor Hans Zimmer. Porém, a primeira versão seria apenas uma cena baseada um diálogo. A mudança ocorreu quando Zimer apresentou uma versão estendida para que a edição pudesse ter uma certa flexibilidade. Impressionados com o trabalho, os produtores modificaram completamente o trabalho afim de usar toda a música.

– Na primeira versão do roteiro, Scar não tinha nenhuma relação com Mufasa. Porém, os autores acharam que uma relação entre eles tornaria a história mais interessante.

– Na cena em que Simba deita no penhasco após seu diálogo com Timão e Pumba sobre as estrelas, uma nuvem de poeria formava algumas letras. Para alguns, é nítido a formação das siglas SEX (sexo em inglês), mas, segundo os produtores do filme, as letras formadas são SFX (uma abreviação de “special effects”), uma homenagem ao departamento de efeitos especiais e animadores do estúdio. Em todo caso, a cena foi modificada no lançamento para DVD e a poeira não forma nenhuma palavra.

– A cena em que a manada de gnus saem em disparada levou três anos para ficar pronta. Um novo programa para computador teve que ser criado, para que a centenas de animais gerados pudessem correr sem se colidirem uns com os outros.

– A canção “Can You Feel The Love Tonight” sofreu varias alterações durante a produção. Em uma das ideias, quem cantaria era Timão e Pumba. Consegue imaginar?

– Pumba é o primeiro personagem da Disney a peidar.

– O Rei Leão é o filme mais vendido de todos os tempos. São mais de 55 milhões de cópias, sendo que 4,5 milhões foram vendidos só no primeiro dia.

– Em 2011, o filme foi relançado nos cinemas em 3D. Foram necessários nove meses meses para converter o clássico para esta nova versão.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.