DE A À Z :: 25 curiosidades sobre Chadwick Boseman que (talvez) você não saiba

0

ABC – Chadwick Aaron Boseman nasceu em  29 de novembro de 1976 em uma pequena vila chamada Anderson na Carolina do Sul Estados Unidos. Filho de Carolyn, uma enfermeira, e de Leroy Boseman, que administrava um negócio de estofados e trabalhava em uma fábrica de tecidos.

ATUAÇÃO – Apesar de se tornar um ator de sucesso, estar na frente das câmeras não era a prioridade de Chadwick. Na verdade o astro só começou a fazer aulas de atuação pois queria ser um diretor melhor e queria entender como os atores trabalhavam para que seus conselhos fossem mais uteis.

BASQUETE – Um hobbie de sua infância que se estendeu até ficar adulto é jogar basquete.

CINEMA – Sua estreia no cinema aconteceu em 2004, em uma pequena participação no longa ‘Date’. Até que em 2013 desbancou vários candidatos e conseguiu o papel principal no filme ’42: A Historia de Uma Lenda’. Se não tivesse conseguido o papel o ator estava pensando em desistir da carreira.

DIREÇÃO – Como diretor era onde se encontrava. Dirigiu várias peças de teatro ao longo da carreira e estava dirigindo uma peça na Off-Broadway quando recebeu um telefonema para atuar em seu primeiro longa ‘42’. Segundo ele, a ideia de ser diretor e roteirista vem justamente do fato de poder criar seu universo.

ESCRITOR – Um de seus talentos também é o de escritor. Seu primeiro roteiro foi escrito ainda na adolescência. Chamado Crossroads, a trama conta a história baseada em um colega de time de basquete na universidade que foi assassinado.

FORMAÇÃO – Formado pela Howard University em Washington, DC, onde se formou como bacharel em artes plásticas em direção, e pela British American Dramatic Academy em Oxford, Inglaterra.

GRATIDÃO – Para cursar a Universidade de Oxford, sua professora arrumou algumas doações de amigos famosos. Tempos depois descobriu que quem financiou seus estudos havia sido Denzel Washington. Boseman fez questão de agradecer pessoalmente quando encontrou o colega de profissão.

HISTÓRIA NEGRA – Sempre se interessou por saber mais sobre sua raça. Frequentou o Schomburg Center for Research no Harlem, Nova York, estudando história da África (e afro-americana).

INFÂNCIA – Porém, em sua infância a ideia de se tornar um ator de sucesso passava longe. Na verdade amava desenhar e pintar retratos e por isso pensava em ser desenhista ou arquiteto.

JAMES BROWN – Esteve em vários papéis biográficos e isso nunca o incomodou. Em 2014 interpretou o famoso cantor de Funk e Soul James Brown no longa ‘Get On Up: a Hisória de James Brown’.

LOS ANGELES – Somente em 2008 largou tudo e se mudou para Los Angeles para tentar definitivamente uma carreira de ator.

MESTRE – Logo que voltou da Inglaterra devido aos estudos, começou a dar aulas de teatro na Schomburg Junior Scholars Program, um instituto de cultura negra no Harlem, em Nova York. Nessa mesma época começou a fazer pequenas participações em séries de TV.

NAMORO – Bem reservado sobre sua vida pessoal, Boseman falou poucas vezes sobre, mas estava em um relacionamento com Taylor Simone Ledward desde 2015. Segundo sua avó, os dois ficaram noivos no ano passado.

ORIGENS – Após seu trabalho em ‘Pantera Negra’ decidiu buscar mais sobre suas raízes e descobriu que possui ancestrais em Yoruba da Nigéria, e Limba de Serra Leoa.

PANTERA NEGRA – Viu sua vida mudar ao ser escolhido para viver Pantera Negra no Universo Marvel dos cinemas. Segundo Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, Boseman sempre foi a primeira opção e sequer precisou fazer teste: “Acho que foram 24 horas entre dizer seu nome em uma reunião de história criativa e falar com seu agente e ligar para ele . ”

QUASE – Em sua carreira, recebeu uma indicação ao Prêmio Jeff (um prêmio para o teatro da área de Chicago) na categoria Melhor Nova Peça  por seu trabalho em sua peça ‘Deep Azure’.

RACISMO – O ator contou várias histórias em que passou por preconceito devido a sua raça. Inclusive ter que evitar uma rota ao visitar sua família pois ali estavam alguns membros da Ku Klus Klan.

SOTAQUE  – O sotaque africano que usa ao interpretar T’Challa em ‘Pantera Negra’ foi ideia do ator. Em entrevista ao Cnet, contou que decidiu dar esse sotaque pois acredita ser fundamental para reforçar a ideia deque  ele não se “curvou” ao colonialismo, ou seja, não foi educado na Europa, como a maioria das pessoas pensaria a respeito de um rei africano. O astro ainda reforça com uma frase interessante: “colonialismo é o primo da escravidão”.

TV – Sua estreia na Televisão aconteceu em 2003, em um episódio da série ‘Parceiros da Vida’. Depois, segui com algumas participações em outras séries de sucesso como ‘Law & Order’, ‘CSI: NY’ e ‘ER’.

Uiiii – Ainda sobre ‘Pantera Negra’, Boseman acredita que a ideia de interpretar o personagem já circulava nos bastidores a muito tempos. Ele conta que fez amizade com um segurança do estúdio na Austrália, quando gravava o filme Deuses do Egito, e sem nunca mencionar o Pantera Negra, ganhou do novo amigo uma revista do super-herói com um recado de que ele ainda seria o Pantera. Algum tempo depois, enquanto estava no tapete vermelho de Zurique para divulgar “Get on Up”, ele recebeu uma ligação com a proposta e topou na hora.

VOZ – Apesar de não explorar muito esse talento, em algumas vezes mostrou também seu potencial vocal. Como quando surpreendeu a todos ao interpretar James Brown.

Xiii – Quando assinou o contrato para viver o herói Pantera Negra nos cinemas, a Marvel lhe ofereceu algumas edições da HQ para o ator conhecer mais sobre o personagem. Porém, Boseman decidiu se disfarçar e ir comprar ele mesmo algumas. Claro que foi reconhecido e que causou um grande reboliço na loja em que estava.

fraZs – “Você tem que valorizar as coisas de uma maneira diferente quando sabe que o tempo está passando, você está sob pressão.”

“Como ator afro-americano, muitas de nossas histórias não foram contadas.”

XYZ – No dia 28 de agosto de 2020, através de suas redes sociais, foi anunciado o falecimento do ator devido ao um câncer no cólon que vinha lutando desde 2016. Após sua morte, ele foi cremado e suas cinzas devolvidas a sua esposa.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.