DE A A Z :: 25 curiosidades sobre Titanic que (talvez) você não saiba

0

Após 25 anos do seu lançamento, Titanic retorna as telas de cinema e mais uma vez está sendo sucesso de bilheteria.

Sabia que o filme foi mais caro que o próprio Navio?

E por pouco Leonardo DiCaprio não perdeu o papel?

E que Celine Dion não queria cantar a inesquecível musica tema?

Confira 25 curiosidades de A à Z sobre Titanic que (talvez) você não saiba.

ÁGUA – Além de Jack e Rose, Titanic tem outro personagem principal: a água. Para as cenas pós-afundamento do navio foi utilizado um tanque com mais de 300 mil litros de água. E para o efeito de cadáveres congelados os atores passaram um pó que cristalizava em contato com a água.

BIS –Ao todo, Rose diz “Jack” 80 vezes. Sem contar quando ela o chama de “Sr. Dawson”, mas contando com Kate Winslet e Gloria Stuart juntas. Já Jack diz “Rose” 50 vezes.

CUSTO – A produção foi finalizada tendo o custo de US$ 200 milhões de dólares. O filme custou mais do que o próprio Titanic. Para construir o navio em 1910-1912 foi gasto £ 1,5 milhão de euros, equivalente a $ 7,5 milhões de dólares na época e cerca de $ 120 a $ 150 milhões em dólares de 1997.

DURAÇÃO – Titanic também inovou na época sendo um dos mais longos, tendo 3 horas e 14 minutos de duração. Mas ele poderia ter sido bem maior. O compositor James Horner afirmou que o primeiro corte bruto do filme tinha 36 horas!

ESTRELAS – Um erro não passou despercebido aos olhos do astrofísico Neil DeGrasse Tyson. Ao assistir pela primeira vez em 1997, Neil notou que a posição das estrelas no céu durante a noite no momento em que Rose sobrevive não tinha nenhuma semelhança com o céu real naquele lugar naquela noite. Tyson escreveu uma carta para Cameron explicando o erro e ainda teve duas oportunidades em encontrar o diretor e falar sobre isso. Cameron então desafiou Neil a encontrar o céu correto e reeditou a cena do filme em seu relançamento em 3D em 2012.

FIGURANTES – Figurantes é outro ponto que o diretor não economizou. Foram contratados 150 figurantes fixos que tiveram que fazer um curso para saber como se comportar semelhante a 1912. Além de figurinos sob medida e roteiros que contavam suas histórias baseadas em passageiros reais do Navio.

GLORIA -Com sua indicação para Melhor Atriz Coadjuvante aos 87 anos, Gloria Stuart se tornou a pessoa mais velha a ser indicada ao Oscar. Stuart manteve esse recorde por 19 anos até 2018, quando Christopher Plummer foi indicado para Melhor Ator Coadjuvante aos 88 anos. Stuart, no entanto, ainda detém o recorde de mulher mais velha indicada como atriz coadjuvante.

HORAS – O cronograma de filmagem original foi planejado para 138 dias, depois cresceu para 160 dias. As filmagens começaram em 31 de julho de 1996 e terminaram em 23 de março de 1997, ou seja, duraram 7 meses, 34 semanas ou 243 dias de filmagem.

INUNDAÇÃO – A cena em que a água invade a sala Grand Staircase, teve que ser filmada em apenas uma vez, já que todo o cenário foi destruído. Por sorte conseguiram a cena exatamente como queriam.

JACK – Leonardo DiCaprio não era o favorito Fox para interpretar Jack Dawson. O estúdio queria Matthew McConaughey, que havia brilhado em Tempo de Matar, no papel. James Cameron, no entanto, não aceitou a imposição do estúdio e fez questão de contratar DiCaprio. Macaulay Culkin também chegou a ser cotado. Já Christian Bale foi recusado por ser britânico e Johnny Depp recusou o papel.

KING OF THE WORD – A famosa frase: “Eu sou o rei do mundo!”, dita por Jack no ínicio do filme não estava no roteiro. O improviso de Leonardo DiCaprio , ficou em 4ª lugar na lista das “100 melhores falas do cinema” feita pela Premiere em 2007.

LOUCURA – A cena que mostra o colapso do navio logo antes de afundar, bem como seu mergulho final no fundo do Atlântico, envolveu um cenário em tamanho real. Cameron queria retratar o momento como o evento terrivelmente caótico foi. Ao realizar a sequência, as pessoas precisavam cair do convés cada vez mais inclinadas, mergulhando centenas de metros abaixo e ricocheteando em graus e hélices na descida. Embora a sequência tenha sido ensaiada por semanas, os dublês foram suspensos por arreios e fios e o cenário foi revestido com espuma de borracha. Consequência, um dublê acabou quebrando uma perna e outro fraturando uma costela. Eles então decidirem abandonar a ideia e optar por uso de computação gráfica.

MÃOS – Com um bom jogo de corte de cenas, até parece que Leonardo Di Caprio realmente está desenhando Kate Winslet como uma de suas francesas. Mas, as mãos que vimos na verdade é do diretor James Cameron . Na pós-produção, Cameron, que é canhoto, teve que espelhar as imagens para parecer destro.

NUDES – Falando desta cena, depois de descobrir que teria que ficar nua na frente de Leonardo DiCaprio , Kate Winslet decidiu quebrar o gelo e, e logo no primeiro encontro já se despiu.

ORIGINAL – Para dar ainda mais realismo, o próprio James Cameron mergulho 12 veze para explorar o verdadeiro Titanic. Na primeira vez, até conseguiu fazer as imagens que queria, mas assim que voltou começou a chorar ao perceber a magnitude da tragédia que acabara de testemunhar.

PNEUMONIA – Kate Winslet acabou tendo problemas de saúde durante as filmagens. Ela se recusou a usar uma roupa térmica especial para as cenas nas águas geladas e acabou pegando uma pneumonia. Chegou perto de abandonar a produção, mas foi convencida pelo diretor a continuar.

QUASE – Quase que o final do filme foi diferente. Um final alternativo foi filmado, no qual Brock avista Rose antes que ela jogue o diamante no mar. Ela mostra a ele e permite que ele toque antes que ela jogue de qualquer maneira.

ROTEIRO – Foi depois de terminar ‘O Exterminador do Futuro 2’ que Cameron teve a ideia do filme. O diretor diz ter se inspirado no longa ‘A Night to Remember’ de 1958. Inclusive, algumas cenas de Titanic são iguais ao anterior. Foram cinco anos fazendo até finalizar o roteiro.

SUBMERSÍVEL – Quando James Cameron decidiu incluir imagens reais dos restos do Titanic no fundo do mar, ele não queria simplesmente filmar de dentro de um submersível, como havia sido feito para o documentário IMAX Titanica (1992). Para permitir a filmagem de fora do submarino, o irmão de Cameron, Mike Cameron , e a Panavision desenvolveram um sistema de câmeras de alto mar capaz de suportar a super pressão da água naquela profundidade.

TITANIC – As cenas ambientadas em 1912, ou seja, todo o filme, exceto as cenas atuais e os créditos iniciais e finais, têm duração total de duas horas e quarenta minutos, o tempo exato que o Titanic levou para afundar. Além disso, a colisão com o iceberg durou 37 segundos, que é a duração da cena da colisão no filme.

ÚNICO – O primeiro vencedor do Oscar de Melhor Filme a ser produzido, dirigido, escrito e editado pela mesma pessoa (James Cameron).

VINGANÇA – Durante as gravações em Nova Scotia, em agosto de 1996, um possível ato de vingança fez com que 80 pessoas adoeceram e mais de 50 tivessem que ser levadas ao hospital. Acredita-se que um funcionário, irritado com o jeito autoritário do diretor, colocou pó de anjo na comida da produção fazendo todos terem alucinações. Por sorte, nada mais grave aconteceu. A policia foi chamada, mas nunca se chegou a uma conclusão exata do que realmente ocorreu.

WILL GO ON – Cameron nunca gostou de incluir música em seu filme. Mesmo assim, o compositor James Horner secretamente chamou o letrista Will Jennings e a cantora Celine Dion para escrever uma canção para finalizar o longa. Nasceu então ‘My Heart Will Go On’, usando o tema musical do filme como melodia. Uma demo foi gravada e enviada para a Fox que aprovou. Em seguida foi a vez de Cameron que, simplesmente amou.

XII – Inicialmente, Céline Dion não queria gravar “My Heart Will Go On”. Ela não gostou quando James Horner a tocou pela primeira vez e, segundo fofocas, ela não era fã das habilidades de canto de Horner. Porém, seu marido René Angélil acabou a convencendo e ela então gravou a música em apenas um take. Ou seja a versão que vemos no filme na verdade é a demo que ficou tão boa que não precisou ser regravada.

fraZs – “Na cama… no sofá.” A frase foi roteirizada “Deite naquele sofá”, mas Leonardo DiCaprio cometeu um erro honesto e James Cameron gostou tanto que manteve.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.