DE A À Z :: Stan Lee

0

ABC – Stanley Martin Lieber, mais conhecido como Stan Lee, nasceu no dia 28 de dezembro de 1922 em Manhattan, EUA. Filho de Celia e Jack Lieber, que era cortador de vestidos.

AMOR – Stan era casado com Joan Clayton Boocock e eles tiveram duas filha: Joan Celia Lee e Jan Lee, que faleceu logo depois do parto. Joan faleceu em 2017.

BOA IDEIA – A DC Comics dominava as bancas nos anos 60 e isso deixou Lee bem desanimado, mas, sua esposa deu uma grande ideia: ao invés de tentar ser concorrente de deuses, como havia na Liga da Justiça, tentar fazer personagens que sejam mais humanos e abordar esse tema. Deu certo, né?!

CAPITÃO AMÉRICA – Aos 19 anos ele começou a trabalhar na Timely Comics, criada por Martin Goodman e futuramente se tornaria a Marvel Comics. Lá, ele preenchia com texto algumas paginas da terceira edição de Capitão América, de 1941.

DICAPRIO – Uma vez ele disse que Leonardo DiCaprio poderia ser o ator a interpretá-lo em sua biografia no cinema. Aparentemente eles eram vizinhos e chegaram a conversar sobre isso.

ENGRAÇADO – É engraçado, mas Stan era conhecido por dar a seus personagens nomes e sobrenomes que iniciam com a mesma letra. Por exemplo: Peter Parker, Bruce Banner, Scott Summers, Stephen Strange, e por aí vai…

FILME PREFERIDO – O filme favorito do escritor é o primeiro Homem-Aranha, que tinha como protagonista o ator Tobey Maguire, além de Kirsten Dunst e Willem Dafoe.

GUERRA – Ele foi recrutado para a Segunda Guerra Mundial, em 1942. Mas como tinha experiência na área, ele foi enviado para a Comunicação, fazendo manuais, pôsteres, animações e quadrinhos.

HOMEM-ARANHA Quando criou o Homem-Aranha e apresentou à Marvel, seus chefes não gostaram da ideia, porque as pessoas não gostam de aranhas. Mas ainda bem que ele insistiu e tudo deu certo!

INÍCIO Antes de virar um ícone dos quadrinhos, Lee começou sua vida profissional como redator de obituários no Centro Nacional de Tuberculose.

JOAN Joan, sua esposa, foi a grande inspiração para criar Mary Jane Watson, de Homem-Aranha.

LAÇOS DE AMIZADE Foi na Segunda Guerra que ele conheceu Charles Addams, criador da Familia Addams e William Saroyan, ganhador do Prêmio Pulitzer com a obra “O Tempo de Sua Vida”.

MAIS FAMOSA Segundo ele, a frase mais famosa de suas HQs, “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades” foi pensada durante a guerra, porque os países tinham grandes capacidades e estavam com o destino do planeta como responsabilidade.

O APELIDO Stanley sempre achou que escrevia um romance de sucesso, então para seu nome não ser associado à HQs infantis, ele assinou como Stan Lee. Há boatos que depois da fama ele mudou seu nome legalmente.

PARTICIPAÇÕES Ele participou do episódio 16 da terceira temporada da série “The Big Bang Theory”.

QUE? Além disso, já fez aparições em “O Diário da Princesa 2”, “Barrados no Shopping” e “Os Simpsons”.

STAR Stan tem seu nome registrado em uma estrela na Calçada da Fama, de Hollywood. A dele é a de número 2.428. Que honra! Após seu falecimento, os fãs deixaram mensagens e homenagens em sua estrela.

THE DESTROYER Seu primeiro personagem foi o The Destroyer, que tinha uma história muito parecida com o do Capitão América. Nessa, Keen Marlow era jornalista e durante a Segunda Guerra foi sequestrado pelos nazistas, que usaram um protótipo de super soro. Por fim, ele escapou e lutou contra todos eles.

UFA!!! Criou mais de 350 personagens. Quanta coisa, hein!

VISIONÁRIO Ele era o cineasta com a maior bilheteria do mundo.

WORK Por incrível que pareça, Stan já passou pela DC Comics. Ele participou da criação da série “Just Imagine…”, de 2001 que recriou personagens famosos das HQs, mas com histórias diferentes. Entre esses famosos estavam Superman, Batman e Mulher Maravilha. No trabalho, ele mudou histórias e uniformes, mas deixou sua origem verdadeira.

X-MEN Como os fãs sabem, ele adora fazer uma pontinha nos filmes de seus personagens. Mas tem alguns que ele não apareceu: “X-Men 2”, “X-Men Origens: Wolverine” e “X-Men: Primeira Classe”.

fraZs “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.