POR ONDE ANDA :: Malcolm McDowell, o Alex de Laranja Mecânica

0
Malcolm John Taylor, mais conhecido como Malcolm McDowell nasceu em Leeds, no dia 13 de Junho de 1943. Seu primeiro trabalho profissional foi servindo bebidas em um restaurante de seus pais e em seguida como vendedor de café. Porém, Malcolm sempre teve o sonho de se tornar um grande ator investindo em aulas de interpretação na Academia de Música e Artes de Londres.
Seu primeiro filme foi “Se…” (1968) que retratava uma insurreição estudantil armada numa escola pública inglesa. Mas foi apenas em 1971 que Malcolm conseguiu aquele que seria seu personagem de maior destaque em sua carreira: “Laranja Mecânica” – baseado em livro de Anthony Burgess.

Em “Laranja Mecânica”, Malcolm Mcdowell interpreta Alex, líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram. Porém, um dia acabam caindo nas mãos da polícia. Preso, ele usado em experimento destinado a refrear os impulsos destrutivos, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.

O filme se tornou um grande marco do cinema mundial. Stanley Kubrick, diretor do longa, declarou que, se não pudesse contar com McDowell no papel principal, provavelmente não teria feito Laranja Mecânica. A interpretação lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Ator – Drama.
Depois disso sua carreira decolou com centenas de atuações como: Caligula, Tempo de Inocência, Juízo Final, Os Gangstêrs, A Marca da Pantera, Trovão Azul entre outros.

Resolveu se aventurar também na mundo da dublagem. Interpretou o personagem John Corbin, da série de desenho animado “Superman”, ao personagem Whistler, da série de desenho animado “Homem aranha” e ainda ao personagem Zarm, do desenho do Capitão Planeta. Chegou a narrar o vídeo biográfico “The Complete Beatles”, de 1982.

 E… POR ONDE ANDA?!
Hoje, aos 76 anos, pai de três filhos, vivendo na Califórnia com sua terceira esposa e superado alguns problemas com drogas (segundo o site IMDB) Malcolm continua fazendo história no cinema com seus mais de 100 filmes.
Seus trabalhos mais recentes são a refilmagem de “Halloween – O Início”, a animação Bolt,  a Ficção Científica “ O Livro de Eli” e a comédia “A Mentira”. Na televisão participou da série “The Mentalist”. Participou da dublagem de Fallout 3 no papel do vilão da trama do jogo, o presidente do Enclave e o personagem Hephaestus no jogo God of War 3.
Em 2011, fez uma breve participação no filme vencedor do Oscar ‘O Artista’ e em 2017, voltou a atuar no cinema, em ‘Corrida Mortal 2050’. Em séries, entrou para o elenco de ‘Mozart in the Jungle’, em 2014, na qual ficou no ar até 2018.
Malcolm-McDowell-01
Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.