Os filmes com a temática super- heróis vem liderando as bilheterias por todo o mundo e as gigantes do ramo tiram proveito emplacando seus blockbusters milionários. Filmes como Guerra Civil, Thor e Doutor Estranho são aguardados por fãs anos antes de sua estreia gerando comentários pra todo lado antes mesmo de aparecerem nas telinhas.
Com tantos filmes do gênero você já parou pra pensar qual o foi o primeiro deles a ter um Super-Herói como protagonista? A resposta está em uma viagem longa no tempo, logo após a segunda guerra mundial. No ano de 1920, onde o conceito de heróis não era explorado nas HQ’s surgiu o primeiro filme no estilo que conhecemos hoje. Com sua marca icônica, capa e chapéu, o Zorro apareceu nos cinemas com o filme mudo A Marca do Zorro.
Dirigido por Fred Niblo e Theodore Reed a obra tem como base o livro de Johnston McCulley, chamado The Curse of Capistrano lançado um ano antes, em 1919. A trama contava com o ator Douglas Fairbanks, um astro da época que também foi produtor do filme com sua própria companhia cinematográfica, a Douglas Fairbanks Pictures.
Anos depois surgiram várias séries com essa temática, algumas, inclusive, serviram de inspiração para os trabalhos de Stan Lee, como The Spider’s Web, de 1938, que possui muita similaridade com o Homem Aranha que conhecemos hoje. Pulando pra 1944, uma série de grande destaque foi As Aventuras do Capitão Marvel, que chamou a atenção de todos para o tema.
Em 1951 o principal herói da DC chegou as telonas com o filme Super Homem e o Homem de Verruga, que mesmo com esse título estranho e contando com uma Verruga de Vilão (Sim, uma VERRUGA!), trouxe muita visibilidade para o Homem de Aço e abriu as portas pra cultura que vivenciamos hoje.
Esmagando nossa curiosidade no estilo Hulk, percebemos que mesmo um pouco esquecido nos dias de hoje, o Zorro marcou presença na estreia e trouxe com tudo os super-heróis para as salas de cinema.