PO CURIOSIDADES :: 10 curiosidades sobre Shrek que (talvez) você não saiba.

0

No dia 18 de maio de 2001 ‘Shrek’ chegava aos cinemas nos Estados Unidos. No Brasil a estreia aconteceu 22 de junho do mesmo ano. Agora, em 2021, o filme completa 20 anos de seu lançamento se tornando um sucesso mundial.

Para celebrar esse sucesso, você confere 10 curiosidades do Shrek que (talvez) você não saiba.

ORIGEM

A animação Shrek é vagamente inspirada no livro de contos de fadas escrito pelo norte-americano William Steig de mesmo nome. Na história original, um jovem ogro deixa sua casa para viajar pelo mundo após conhecer a ogra de seus sonhos.

O QUE SIGNIFICA SHREK?

“Shrek” significa “monstro” em iídiche e é derivado da palavra alemã “Schreck”, que significa “terror” ou “susto”.

A PRIMEIRA VERSÃO

Steven Spielberg iria produzir o filme quando as primeiras ideias surgiram em 1991. Seria uma animação desenhada à mão e teria Bill Murray como Shrek e Steve Martin como Burro. No primeiro rodeiro Shrek iria ser um cavaleiro e precisaria resgatar Burro de uma bruxa malvada.

APARENCIA

Existe uma lenda que a aparência de é baseado no lutador Maurice Tillet. A DreamWorks nunca confirmou ou negou o boato. Se você quer ver se os dois realmente são parecidos é só clicar aqui.

VOZ ORIGINAL

Originalmente Chris Farley foi escalado para dar voz ao personagem principal e chegou até a gravar 85% dos diálogos. Porém, o ator acabou falecendo aos 33 anos. Primeiramente, a produção pensou em contratar um imitador para terminar as falas. Até que os produtores pensaram em Mike Myers e lhe fizeram o convite.

FAZ O URRO

Primeiro, Mike Myers dublou com sua voz natural, mas não gostou. Então, refez colocando sotaque canadense. Mas ao assistir ao filme pronto ele sentiu que algo estava faltando em sua atuação e decidiu regravar todas as suas falas com sotaque escocês. A decisão custou 4 milhões de dólares a mais para a Dreamworks.

OUTRO VILÃO

John Lithgow foi o escolhido para dar voz ao icônico Lord Farquaad. Mas, um outro ator havia sido escalado primeiro. O vilão seria interpretado por Alan Rickman. Só que o ator preferiu interpretar o papel do Professor Severus Snape em Harry Potter e a Pedra Filosofal.

TUDO BEM DA ANIMAÇÃO

Existem 36 locações únicas, mais do que qualquer outro filme animado por computador na época. 1.250 adereços foram criados no computador para o primeiro filme. O departamento de efeitos precisou tomar banhos de lama de verdade para estudar como retratar a lama de forma mais realista possível.

OSCAR

Shrek foi a primeira animação a ganhar na categoria de Melhor Filme de Animação do Oscar, criada em 2001. Derrotou Jimmy Neutron: o menino Genio e Monstros S/A.

ESCOLHIDO A DEDO

Em 2020, o filme foi selecionado para preservação no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso como sendo “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo”, tornando-se o primeiro filme de animação da DreamWorks a receber essa honra.

QUER SABER MAIS? CONFIRA O VIDEO EM NOSSO CANAL:

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.