A FORMA DA ÁGUA :: LONGA DE GUILLERMO DEL TORO RECEBE ACUSAÇÃO DE PLÁGIO

0

O recordista de indicações ao Oscar 2018,recebendo 13 nomeações, e vencedor do Globo de Ouro também deste ano, ‘A Forma da Água‘, recebeu uma denúncia de plágio. Segundo o jornal The Guardian a história de Guillermo Del Toro se assemelha e muito a uma peça chamada Let Me Hear You Whisper (Deixe-Me Ouvir Você Sussurrar, em tradução livre), escrita pelo dramaturgo Paul Zindel, em 1969.

A peça narra a história de uma faxineira que forma vínculo com um golfinho preso em um laboratório e quando descobre que a criatura em questão está prestes a ser sacrificada graças às experiências feitas nela no local, dá um jeito de libertá-la usando um carrinho de lavanderia.

Em ‘A Forma da Água’ a narrativa é a mesma. As unicas diferenças são que no longa de Del Toro a faxineira (Sally Hawkings), que é mudam, se apaixona por uma criatura aquática. e não um golfinho. Mas até mesmo a forma de libertá-la é a mesma.

A família do dramaturgo em entrevista diz não estar nem um pouco feliz com a “coincidencia”: “Estamos chocados que um estúdio tenha permitido que um filme tão obviamente derivado da obra do meu pai fosse produzido sem nosso consentimento ou o crédito apropriado”, disse o filho de Zindel ao The Guardian.

Em comunicado, o estúdio Fox Searchlight nega qualquer inspiração na peça de 69:  “o Sr. Del Toro tenha lido ou visto a peça do Sr. Zindel antes de escrever o filme”.

‘A Forma da Água’ chega ao Brasil em 1º de fevereiro de 2018.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.