PO CURIOSIDADES :: 10 curiosidades sobre o Oscar que (talvez) você não saiba

0

A maior cerimônia do cinema mundial acontece neste domingo (04), em Los Angeles. Os maiores nomes da sétima arte estarão presentes no evento e você pode acompanhar as principais notícias aqui no blog. Deixando pra lá o lero lero,

hoje você vai ficar sabendo de 10 curiosidades sobre a mais conhecida festa Hollywoodiana.

First things first, a cerimônia cinematográfica é a mais conhecida no mundo e nós só sabemos o nome, mas quem é esse tal de Oscar? Bom, a gente te responde:

1º: A princípio ninguém sabe a real história do nome que conhecemos, mas, muitos acreditam que a primeira pessoa a utiliza-lo foi o colunista de Hollywood Sidney Skolsky, lá em 1934. Skolsky, quando questiona

Sidney Skolsky

do a respeito, explicou: “Eu precisava de um bom nome rápido, algo mágico pra ontem! Então me lembrei de um show de vaudeville que vi, percebi que os comediantes estavam tirando sarro com a orquestra do evento e todos diziam ao maestro: “Você teria um cigarro, Oscar?” Todos riam muito do sujeito, então comecei a escrever o artigo da seguinte forma: “Kaharine Hepburn ganhou o Oscar interpretando Eva Lovelance em Morning Glory, seu terceiro filme em Hollywood.” Eu me senti bem com o que escrevia, me diverti, deixei lá e me esqueci. Então nos anos seguintes, sempre que ia escrever uma matéria a respeito da premiação da Academia, eu usava a palavra Oscar. Algum tempo depois o nome foi aprovado por todos e eu provei que era mesmo algo mágico.”

Outra teoria conhecida é a de Margaret Herrick, primeira bibliotecária da Academia, que dizia chamar a estatueta de Oscar, pois se lembrava de seu sobrinho Oscar Pierce.

2º: Uma baita festa com um troféu magnifico, você recusaria o prêmio? Pois é, tem gente que recusou por vários motivos. Até hoje só duas pessoas não aceitaram a premiação, foram elas George Scott em 1970, pela sua atuação em “Patton, Rebelde ou Herói?”, que quando perguntado, disse não concordar com as políticas “humilhantes” da cerimônia e caracterizou o evento de Hollywood como “Um desfile de carnes de 2 horas”.

Sacheen Littlefeather, com o discurso de Brando em mãos.

Três anos depois, uma nativa-americana subiu ao palco durante a 45ª edição representando Marlon Brando, para recusar o prêmio em nome do ator. Sacheen Littlefeather entregou o discurso de recusa de Brando ao troféu. Marlon protestou contra o tratamento que os americanos de baixa renda recebem em Hollywood e o menosprezo aos nativo-americanos.

Logo ao subir no palco, Sacheen disse que Brando preparou um grande discurso, porém inviável diante do pouco tempo que os premiados tem para falar, mas que poderia revelar o texto completo aos repórteres no final do evento. Confira o discurso incompleto de Marlon Brando, no Oscar de 1973:

“Por 200 anos nós temos falado para os nativos que lutam por suas terras, suas vidas, suas famílias e seus direitos de serem livres: Abaixem suas armas, meus amigos, e ficaremos juntos. Só se abaixarem as armas, meus amigos, nós podemos falar sobre paz e sobre um acordo que será bom pra vocês.” Logo que eles abaixam suas armas, nós os matamos. Nós mentimos para eles. Nós os traímos por terras. Nós obrigamos a eles assinarem documentos fraudulentos que chamamos de “tratados”, dos quais nunca cumprimos. Nós os transformamos em mendigos num continente em que eles deram suas vidas por um tempo inimaginável…”

: Para aqueles que se perguntam quanto vale aquela linda estatueta de ouro, a resposta pode surpreender. Ta preparado? Um Oscar vale 1 dólar!?Isso mesmo! Mas pera lá que a gente explica melhor.

Sempre que alguém vence o prêmio máximo do cinema mundial, o mesmo assina um acordo dizendo  que, quando ele decidir ou precisar vender a estátua, deve antes oferecer para a academia pelo valor de US$ 1. A justificativa da AMPAS (Sigla norte americana para Academia de Artes e Ciências Cinematográficas) é que esse é um meio de controlar os troféus que são vendidos no mercado, assim, evitando que o mesmo caia em mãos de colecionadores. Caso o ganhador se recuse a assinar o acordo, a Academia fica com a premiação.

Alguns especialistas estimam que mais de 140 prêmios da academia foram vendidos desde a primeira cerimônia.

4º: Você acha que qualquer filme pode concorrer ao Oscar? Está enganado. Existem medidas bem específicas definidas pela Academia. Para entrar na disputa, uma produção deve ter, no mínimo, 40 minutos de duração, ter passado pelo menos 1 semana nos cinemas de Londres e ter uma resolução de 2048×1080 pixels.

5º: Você sabia que, até 2012, só um filme mudo ganhou a premiação? Asas (Wings, título original), de 1927, foi a produção em questão. Aliás, o longa também foi o primeiro da história a ganhar o Oscar de Melhor Filme, na primeira edição do evento.

Em 2012, o filme mudo Francês “O Artista” ganhou a premiação.

O filme Asas, que custou aproximadamente 2 milhões de dólares, foi considerado a produção mais cara da época. Também levou pra casa naquele ano o prêmio de Melhores Efeitos Visuais.

Considerado um filme atemporal que triunfou o cinema mudo, Asas tem em seu elenco Clara Bow e Charles Roger, foi produzido por Lucien Hubbard e dirigido por William A. Wellman.

Sinopse: Jack Powell (Charles Rogers) e David Armstrong (Richard Arlen) são dois homens que vivem na mesma cidade, quando se tornam rivais ao passar a disputar o amor da mesma mulher. Essa mulher é Sylvia Lewis (Jobyna Ralston). O Jack não sabe é que Mary Preston, uma moça que ele sempre ignorou, está perdidamente apaixonada por ele. Os dois, ao se alistarem para o serviço militar, se tornam aviadores durante a Primeira Guerra Mundial, combatendo alemães na França. Mary, afim de ajudar Jack, arrisca sua vida e carreira de enfermeira e viaja para a Europa em busca de seu amado.

6º: Você saberia dizer quem foi o ator ou atriz mais jovem a ganhar a estatueta de ouro? Nós também te respondemos essa pergunta… Lá vai: A atriz mais nova ganhadora de um Oscar foi a lindaTatum O’Neal! Tatum ganhou o prêmio por sua atuação em Lua de Papel (Paper Moon, título original) quando tinha apenas 10 anos!?! Incrível não? O’Neal se destacou também em outros filmes, como em  The Bad News Bears e Intentional Velvet, quando atuou ao lado de Anthony Hopkins. Parabéns a talentosíssima Tatum O’Neal!

Sandra Bullock no Framboeza de Ouro e no Oscar


7º:
 Os talentos de Sandra Bullock são inegáveis, todos concordamos. Tanto que, em 2010 a atriz recebeu o prêmio máximo do cinema, o Oscar, pela sua atuação em Um Sonho Possível (The Blind Side, título original). Mas algo curioso aconteceu com a atriz naquele ano. Sandra Bullock foi a primeira atriz a vencer um prêmio de melhor atuação e de pior atuação, tudo isso no mesmo ano! Pois é, a queridinha Bullock recebeu o Framboeza de Ouro, por seu papel em Maluca Paixão (All About Steve, título original) três dias antes de receber o Oscar. Sorte ou azar? Hahah

Kevin O’Connell

8º: Outra curiosidade que chateia os envolvidos, estamos falando do sonoplasta e diretor estado-unidense Kevin O’Connell. Kevin é aquele rosto conhecido no Oscar, tá sempre lá. Tanto que acumula nada mais nada menos que 21 indicações ao prêmio, a questão, por outro lado, é que O’Connell não deve ver esses números com a impressão que vemos, afinam, das vinte e uma indicações, Kevin não ganhou nenhuma! Em 2006 o diretor alcançou o recorde de maior número de indicações sem nenhuma vitória, 18.

 

9º: Falamos do maior perdedor e da mais jovem a ganhar, agora, pra completar as informações, iremos te contar quem foi o mais velho a ganhar a estatueta dourada! Você faz alguma ideia da resposta? Se você falou o nome de Christopher Plummer, acertou! O ator Canadense levou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, aos 82 anos, em 2011, pelo filme Toda
Forma de Amor (Beginners, título original).

 

 

10º: Fechando com chave de ouro e respondendo todas as dúvidas, diremos quem é o maior ganhador do Oscar de todos os tempos!… Rufem os tambores….  *Suspense*

A resposta é: Logo após o intervalo comercial!… Brincadeirinha… O tal a quebrar esse recorde você deve conhecer, um pouco famoso, principalmente por suas criações. Estamos falando de Walter Elias Disney que, ao longo de sua carreira, juntou 59 indicações e incríveis 22 prêmios, sem contar seus 4 Oscar’s honorários!

Walt Disney e sua Câmera Múltipla

Walt Disney revolucionou o entretenimento, criando em 1936 a chamada “Multiplane Câmera” onde conseguia-se um ótimo efeito de profundidade a quem assistia, dando a naturalidade que víamos em seus desenhos. A primeira produção oficial usando a câmera foi “Branca de Neve e os Sete Anões” de 1937.

Walt também é muito conhecido pelo processo de Coloração de suas obras. Mesmo não sendo o idealizador, Disney foi quem tornou famoso os desenhos coloridos, quando assinou um contrato com a empresa por trás do projeto, a Technicolor. Em 1932, Walt Disney lançou a primeira animação totalmente colorida no mundo, Flores e Árvores, lhe rendendo o primeiro dos vinte e dois Oscar’s que Walter ganhou.
BÔNUS
Ai vai algumas curiosidades rápidas sobre o nosso querido Oscar!
A atuação mais curta ganhadora de um Oscar foi a da atriz Beatrice Straight, que atuou por 5 minutos e 20 segundos, no filme Rede de Intrigas (Network, nome original), de 1976.
A produção mais longa a faturar o Oscar foi o filme Guerra e Paz, que ganhou como melhor filme estrangeiro em 1969. A duração é de mais de 7 horas.
O discurso mais longo de um ganhador do Oscar foi o da atriz Greer Garson, que falou no palco por pouco mais de 7 minutos.
A famosa frase dita pelos entregadores do prêmio: “E o Oscar vai para…”, só foi acrescentada a cerimônia em 1989. Antes, a frase dita era: “O prêmio vai para…”
 
Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.