CINEPEDIA :: Pra que serve a fotografia no cinema?

0

Muito se ouve falar sobre a fotografia de um filme, mas o que será que isso significa exatamente? O que faz a fotografia de um filme ser boa ou ruim?

Você prefere 100 reais ou uma frotografia com o Raça Negra?


O processo de filmar uma obra não se resume a apenas ligar a câmera, é precisa levar diversos pontos em consideração, que constroem a fotografia.
Nos temos o enquadramento, que é basicamente como o objeto em cena será filmado. O enquadramento depende de três elementos: o plano, a altura do ângulo e o lado do ângulo. Para facilitar, imagine que você está vendo um ator em pé.

Em um plano, você pode ver ser corpo inteiro, em outro, apenas da cintura para cima e em outro, apenas seu rosto. Essas escolhas vão influenciar na forma como a história do filme é contada e como ela é transmitida para nós, os espectadores.

Para capturar esses enquadramentos e planos, é preciso levar em consideração o tipo de luz a ser usada, os filtros, as lentes, as posições, contraste, etc. Tudo isso muda as cores e os tons das imagens que formarão a obra. Há uma pessoa especifica para cuidar de tudo isso, o diretor de fotografia, que precisa ser o braço direito (e esquerdo) do diretor do filme.

Para facilitar, vamos usar dois exemplos de obras com estilos totalmente diferentes: O longa metragem Hungry Hearts, de 2014 dirigido por Saverio Costanzo e com fotografia de Fabio Cianchetti, e a série juvenil 13 Reasons Why, adaptada por Brian Yorkey para a Netflix em 2017.

Primeiro, o longa Hungry Hearts.

Na primeira cena do filme, os personagens de Adam Driver e Alba Rohwacher se conhecem e se apaixonam, aí nós os vemos lado a lado, em igualdade. Conforme o drama se desenrola, a sanidade dos personagens começa a ser questionada, por isso, várias vezes a imagem da Alba irá aparecer meio “distorcida”. Esse efeito, que aumenta a sua cabeça, é conseguido através da lente e da a sensação de que a personagem é mais magra, frágil, e principalmente, estranha.

Começo de relacionamento x Fim de relacionamento

Note como o personagem Clay aparece rodeado de tons muito mais frios e azulados quando está no tempo atual, e tons muito mais amarelados e quentes durante os flashbacks. A série 13 Reasons Why trabalha com linhas temporais diferentes, e usa recursos de cores e iluminações para deixar claro sempre que algo acontece no passado ou no futuro.

Usamos esse exemplo só pra deixar os cults nervosos.

Então, para resumir: A fotografia de uma obra é a forma como ela será mostrada em cena. Considerando todos os elementos para construir cenários, situações, personalidades e proporcionar uma experiência muito mais completa para quem assiste.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.