DE A Á Z :: Turma da Mônica

0

ASTRONAUTA – O Astronauta trabalha para uma agência chamada BRASA, sigla para Brasileiros Astronautas

BANHO – Uma das características mais marcantes de Cascão é seu medo por água e aversão a banho. Mas o personagem já tomou alguns, como em uma tira do ano 1964 ou em 1983, quando ele entrou na água para ajudar as vítimas das enchentes que assolaram o sul do país. . Na edição jovem, Cascão toma banho, mas segundo Mauricio é só porque ele deseja ter uma namorada. Aliás, seu nome verdadeiro é Cássio Marques de Araújo

CEBOLINHA – Na verdade, Cebolinha era o principal da turma no início, criado em 1960. Cebolinha é inspirado em um amigo de infância de Mauricio, assim como Cascão. Seu verdadeiro nome é Cebolácio Júnior Menezes da Silva.

DOGUINHOS – As revistinhas da turma são cheias de pets, mas o mais amado é o cachorro Bido. Mauricio teve um cachorro com o nome Cuica de raça Schnauzer quando pequeno. Foi ele que serviu de inspiração para o Bidu dos quadrinhos. Tanto que nas primeiras tiras o cachorro era cinza. O nome veio de um concurso feito na redação do jornal.

ESTREIA – Considera-se a estreia da turma o dia 18 de julho de 1959, quando Mauricio publicava pela primeira vez as tirinhas de Bidu e Franjinha no jornal Folha da Tarde.

FEIO – Louco, Capitão Feio e o cãozinho que vive atormentando Bidú, Bugu, na verdade foram criações do irmão de Mauricio, Mauro de Sousa.

GANG – A Turma da Mônica também é publicada nos Estados Unidos. Lá se chama ‘Monica’s Gang’. Chico Bento se chama Chuck Billy,  Rosinha virou Rosie Lee,  Zé da Roça, Cousin Benny, Penadinho se chama Bug a Boo, o Cebolinha virou Jimmy Five, Cascão se chama Smudge e Magali, Maggy.

HORÁCIO – O tiranossauro-rex vegetariano Horácio é o único personagem que até hoje ainda e desenhado e tem suas histórias escritas pessoalmente por Maurício de Sousa. Algumas teorias dizem que o dinossauro é o alter ego do cartunista.

INSPIRAÇÕES – Todos os filhos do Mauricio serviram de inspiração para personagens. Mônica e Magali realmente são suas filhas.  A filha mais velha, Mariana, deu origem à personagem Maria Cebolinha enquanto seu filho mais novo, Marcelinho também já ganhou uma versão. Ao todo, o cartunista tem 10 filhos.

Mauricio de Souza e a verdadeira Mônica

JOTALHÃO – A turma estampa várias propagandas e produtos pelo mundo. Mas, um dos personagens acabou ficando mais famoso por divulgar um produto diferente. Em 1968, o elefante Jotalhão virou garoto-propaganda de um extrato de tomate e é lembrado até hoje.–

LIVE-ACTION – A turma demorou muito tempo para ganhar uma versão live-action nos cinemas pois seu criador tinha medo de não encontrar as crianças certas. Mas, segundo o próprio Mauricio, quando viu os atores escolhidos em teste não teve dúvidas. Não por menos, ele se emocionou na primeira exibição do longa.

MÔNICA – Quando o público sentiu falta de uma personagem feminina foi que Mauricio criou a Mônica, três anos depois da estreia de Cebolinha. Com o tamanho sucesso da nova personagem, houve a troca. Seus pais se chamam Luisa Moreira Fernandes e Luís Rodolfo Castro de Sousa.

NÃO – Mauricio já recebeu uma proposta de R$ 2 Bilhões de um grupo internacional para serem sócios, porém ele mesmo afirma não querer sócios e disse não.

ORIGENS – A família da Magali tem origem nordestina. A avó dela é cearense. Outra curiosidade da personagem é que ela é canhota.

PICOLÉ – Na verdade, o primeiro personagem criado por Mauricio de Souza em sua vida foi Capitão Picolé, ainda no tempo de escola, aos 12 anos. Ele nunca teve uma tirinha ou gibi próprio, nas já fez participações em revistas da turma, como em ‘Mônica 35 anos (1998) e ‘Lostinho’ (2006).

QUE? – Existe um motivo para os personagens não possuírem dedos dos pés e sempre andarem descalços. Com o crescimento de volume de trabalho, Mauricio precisou simplificar o traço da Mônica e de outras criações. Por isso tirou os itens deixando apenas Cebolinha com sapatos pois foi sua primeira criação e já estava bem conhecido.

REVISTA – A primeira revista própria dos personagens foi lançado em 1970, com Mônica sendo a principal. A revista do Cebolinha veio em 1973. Cascão e Chico Bento ganharam as suas em 1982 e Magali foi a última, em 1989.

SANSÃO – Originalmente, o famoso coelhinho da Mônica era amarelo, assim como a versão original da filha de Mauricio. Durante 20 anos o personagem não tinha nome, até que um concurso foi realizado e vencido, em 1983 por Roberta Carpi, de São Paulo.

TEEN – A versão teen da turma, lançada em 2008 também é um sucesso. Os quatro primeiros números venderam 1,5 milhão de exemplares. O mesmo acontece com ‘Chico Bento Moço’, que teve fabricado 150 mil exemplares, e esgotou.

UNICEF – Desde 2007 a personagem Mônica é embaixadora da Unicef

VENDAS – Estima-se que a turma já vendeu mais de 1 bilhão de gibis desde 1970

Xiii – A MSP (Mauricio de Sousa Produções) já conseguiu bater a marca de 80% de participação no mercado do quadrinho nacional;

ZÉ LELE – O nome verdadeiro do Zé Lelé é José Leocádio.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.