POR ONDE ANDA :: Eunice Baia, a Tainá de Tainá – Uma Aventura na Amazônia

0

Nascida no dia 2 de junho de 1990, em Barcarena, Pará, Eunice Barros Baia precisou se mudar para São Paulo aos dez anos de idade. Isso porque foi selecionada entre mais de 3000 crianças de todo Brasil para interpretar o papel principal e que recebe o título do filme: ‘Tainá – Uma Aventura na Amazônia‘, lançado em 2001. Quando foi selecionada para estrelar “Tainá: Uma Aventura na Amazônia”, ela tinha apenas 7 anos e morava em Vila do Conde, no Pará. “Eu estava voltando da creche com uma amiga quando ouvi falar sobre o filme. Fiquei doidinha. Enlouqueci minha mãe e fiz os dois primeiros testes. Passei e fui a Manaus para a final. Foi uma experiência e tanto!” – contou em uma entrevista para a Purepeople em 2004.

No longa Tainá vive na Amazônia com o avô, um sábio índio. Por defender a floresta dos caçadores, é perseguida e tem de se mudar para uma vila, onde conhece Joninho, um menino da cidade grande. Juntos, aprendem a lidar com os valores da cidade e da floresta. O filme foi um sucesso de crítica e bilheterias. Foi assistido por 853.210 espectadores, arrecadando 3.054.492 de reais. Recebeu o prêmio de melhor filme de ficção do Festival do Rio e no  Chicago International Children’s Film Festival,.

O sucesso, gerou uma sequência lançada 4 anos depois onde Eunice repetiu o papel, ‘Tainá 2 – A Aventura Continua‘. O filme também possui os lindos planos da amazônia e a indiazinha, agora adolescente, combatendo traficantes de animas. Juntos, os dois filmes conquistaram 22 prêmios em festivais nacionais e internacionais. A franquia ainda possui mais um filme lançado em 2013, ‘Tainá – A Origem‘. Porém, Eunice não esta no terceiro mas participou da escolha da atriz que interpretaria a personagem principal..

Descendente de indios, a atriz ainda tentou continuar a carreira. Participou, em 2002, do ‘Sítio do Picapau Amarelo‘ e em 2007 da minissérie ‘Amazônia, de Galvez a Chico Mendes‘. Nos dois casos, interpretando uma índia.

E…POR ONDE ANDA?

Eunice, aos 29 anos, largou a carreira de atriz e se dedica a trabalhar como designer de moda. Não pensa em retornar para a frente das câmeras, mas adoraria ter a oportunidade de se tornar figurinista de grandes produções.

No lugar de se ocupar com decorar textos e se preparar para gravações, a atriz se dedica a criação de Antônio, seu filho de 7 anos que tem fotos fofas com a mãe em seu Instagram.

Quer acompanhar Eunice Baia nas redes sociais?
Instagram: @eunicebaia


Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.